• Saúde mental
    Produtividade

    Saúde mental e física dos colaboradores em tempo de pandemia

    A pandemia do COVID 19 mudou muito a forma que as empresas e o RH lidavam com a saúde mental e física dos colaboradores. No texto de hoje, falaremos como a pandemia afetou tanto a saúde física, quanto a saúde mental dos colaboradores. A pandemia, além das milhares de mortes, trouxe inúmeros reflexos na forma que pessoas e empresas viam as coisas. Dessa forma, houveram muitas mudanças e adaptações por parte de todos, o trabalho remoto foi uma das primeiras medidas para garantir que as empresas pudessem trabalhar durante a pandemia. De adaptação em adaptação, estamos até hoje, com as vacinas acontecendo, mas querendo ou não, ainda estamos vivendo na…

  • Gestão de afastamento
    CLT,  Gestão

    Gestão de afastamento? É com o Ponto Now!

    O Ponto Now vai garantir para sua empresa o melhor na gestão de afastamento. No texto de hoje, vou te mostrar isso e muito mais. A sua empresa procura a ferramenta mais completa para realizar a gestão de afastamento? E quando falo em completa, é completa de verdade, que possibilita ao seu RH tratar do afastamento do colaborador com o máximo de detalhes. Se a resposta for sim, siga comigo e descubra! Gestão de afastamento Muitos são os motivos que podem causar o afastamento de um colaborador de suas funções. Entender isso é primordial para que o RH de uma empresa funcione. E quem já trabalhou com recursos humanos, sabe…

  • Trabalho remoto
    Produtividade

    Trabalho remoto: a solução eficaz para o pós-pandemia

    Desde o início da pandemia, o trabalho remoto ganhou evidência no país, gerando produção e economia para empresas e funcionários. Conheça no artigo de hoje, mais tendências sobre a modalidade. O trabalho remoto era realizado apenas para profissionais que, por opção, aderiram ao sistema home office. Trabalhar em casa gera mais autonomia, responsabilidade e produtividade. A atividade passou a ser quase unanimidade com o início da pandemia. Preocupadas com a saúde de seus funcionários, as empresas aderiram ao home office, permitindo que seus empregados realizem suas tarefas diretamente de casa. Para garantir a mesma qualidade e eficiência de seus colaboradores, as empresas introduziram os métodos do dia a dia presencial…

  • Modernização do RH
    Gestão,  Ponto eletrônico,  Produtividade

    A Revolução Digital do RH: como as empresas se beneficiam com a modernização

    Seu RH ainda perde horas, batendo a cabeça para fechar as horas trabalhadas no mês? Isso é algo do passado, com o Ponto Now seus problemas acabaram! O RH das grandes empresas já estão totalmente atualizados e trabalhando a todo vapor, e o melhor, de forma totalmente otimizada e tecnológica. Beneficiar-se das tecnologias e realizar a modernização do RH, é o dever de todas as empresas que desejam estar atualizadas. Este processo ganhou o nome de Revolução Digital do RH. O objetivo de toda essa tecnologia é gastar menos tempo, ter menos burocracia e papéis por todos os lados, além do conforto e da garantia de transparência, tanto para a…

  • CLT,  Direitos,  Gestão

    Governo publica MP 1.046 que flexibiliza teletrabalho e outras normas para reduzir impacto econômico do isolamento social

    Nesta quarta-feira (28) foi publicado no Diário Oficial da União a Medida Provisória 1.046/2021 que altera as normas trabalhistas permitindo o teletrabalho, concessão de férias coletivas, antecipação de férias individuais e mais prazo para o recolhimento das contribuições do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A intenção da MP, segundo o governo, é diminuir o impacto econômico consequente da adoção de medidas de isolamento social mais rígidas que foram tomadas nos últimos meses para a contenção da transmissão da covid-19. A proposta tem certa similaridade com a Medida Provisória 927/2020, que se encerrou em julho de 2020 e o Congresso Nacional não chegou a converter em lei.…

  • Gestão,  Mundo,  Produtividade

    Home office: como manter a produtividade e profissionalismo

    Com a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, governos adotaram o isolamento social como uma das principais medidas para diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Para as empresas não significa interromper suas operações, elas podem funcionar remotamente, a exemplo do trabalho de home office. A tecnologia se torna indispensável no momento atual. Para alguns setores o trabalho remoto já era normal. No entanto, para outros e provavelmente a grande maioria, essa é uma nova realidade. Em especial aqueles setores e negócios onde há muito relacionamento. Preparamos esse artigo recheado de dicas para ajudar sua empresa a alcançar a mesma produtividade e profissionalismo na prática, mantendo a distância física…

  • Gestão,  Produtividade

    Tomada de Decisão – um processo pontual e sistêmico

    Durante milênios o homem se guia pela interpretação de coisas como vísceras de animais (Exemplo: os Vikings), fumaças (Exemplo: Índios no Estados Unidos e sonhos (atemporal) para tomar decisões. Por gerações e gerações de chineses seguem a sabedoria poética e as adivinhação do I Ching. No século VI a.C. Lao Tsé prega o princípio da “ação sem intenção”, para que as coisas sigam seu curso natural. Confúcio explica que toda decisão deve ser influenciada pela benevolência, ritual, a reciprocidade e a piedade final. Ainda os chineses um livro de fundamental leitura ao líder e ou gestor é A Arte da Guerra, de Sun Tzu. Neste livro o autor concluí que…

  • Direitos,  Ponto eletrônico,  Ponto online

    A portaria 373 e os sistemas alternativos de controle de ponto

    Primeiro veio a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regula o registro por meio dos Relógios de Ponto e a obrigatoriedade do ponto eletrônico nas empresas. Porém algumas dúvidas surgiram. Começou então um debate que discutia outros métodos de marcação que não o com ponto eletrônico, métodos alternativos para fazer esse controle. Em 2011, o MTE então publicou a Portaria 373, que regula os métodos alternativos de controle de ponto. Assim, foi possível adotar novas tecnologias, mais avançadas que o antiquado relógio de ponto e muito mais confortável para os trabalhadores usarem diariamente. Para tanto, a portaria 373 adota algumas diretrizes para que o controle possa…

  • Ponto online,  Produtividade

    Controle de frequência e horas trabalhadas: Software ou App?

    Essa dúvida faz parte do dia a dia de várias empresas, ambos trazem uma facilidade para o controle, mas qual deles é o melhor para a sua empresa? Entender a diferença entre essas duas tecnologias é crucial para decidir qual delas é a melhor para a sua empresa, e não gerar prejuízos por más escolhas.   Por isso vamos começar pelo básico, qual a diferença entre essas duas? Quando se trata de softwares de controle de horas, existem diversas opções no mercado. Sua função é contabilizar toda a jornada de um colaborador, ou seja, as horas que ele passou trabalhando no projeto em questão, e cada opção dessas tem seu…

  • CLT,  Direitos

    Faltas justificadas: o que diz a lei da CLT?

    O trabalhador pode se ausentar do trabalho em certas situações, previstas por lei. Essas faltas justificadas não implicam em descontos na folha de pagamento do funcionário, e é necessário o conhecimento dessas situações para estar dentro da lei. Se a falta não se encaixa em nenhuma das situações importas pela lei, é permitido que haja o desconto na folha de pagamento. Mas a pergunta é: que situações são essas? As situações previstas por lei em que uma falta pode ser justificada são: ● Até dois dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou dependente econômico; ● Até três dias consecutivos em caso de casamento; ● Até…

Pin It on Pinterest