produtividade
Gestão,  Produtividade

5 dicas de produtividade para transformar sua jornada de trabalho

O mundo está debatendo cada vez mais como o trabalho impacta nossa vida e porque, apesar de muitas tentativas, se trabalha tanto. Independentemente do que defendem os especialistas, alguns pontos importantes são abordados quando falamos sobre jornada de trabalho. Uma grande aliada de quem tem buscado qualidade de vida no mundo moderno é a produtividade. Afinal, o que é produtividade e como este termo está relacionado a nossa jornada de trabalho? Temos aqui algumas dicas pontuais para você entender e praticar a produtividade.

A produtividade e a jornada de trabalho caminham juntas

A produtividade pode ser definida como um jogo simples, com peso e medida, ou seja, o ato de produzir mais e com qualidade em pouco tempo. Esse hábito é resultado de esforço e treinamento por parte do indivíduo que deseja alcançar a produtividade para ganhar tempo e até viver outras áreas da vida.

A jornada de trabalho de uma pessoa considerada produtiva é totalmente diferente de uma pessoa normal ou de baixa produtividade. A principal diferença sentida nos dois lados é o cumprimento das horas trabalhadas diariamente, pois elas rendem verdadeiramente dentro do previsto. Esse dinamismo acontece por um conjunto de ações tomadas pelo profissional que deseja cumprir suas tarefas no dia. Vejamos então como esta pessoa alcança a produtividade na jornada de trabalho e também como você pode exercitar e acompanhar seus resultados na jornada de trabalho.

Adotando a produtividade em 5 passos

Para aprender como ser produtivo é importante seguir alguns pontos básicos que vão te ajudar a manter o foco, aliás essa é a característica do profissional produtivo no trabalho.

  • Agenda

A produtividade começa com uma simples agenda e a lista completa dos afazeres para o dia seguinte. Um profissional organizado consegue estruturar essas informações e colocar cada uma delas com detalhes importantes para serem cumpridos dentro da jornada de trabalho.

  • Prioridades

Anotar tudo não basta. A produtividade requer do profissional o jogo de cintura de lidar com as prioridades, aquilo que deve receber mais atenção nas primeiras horas da jornada de trabalho. Esse dinamismo é fundamental para que o colaborador não se perca com tarefas simples que podem ser feitas num outro momento.

  • Dizer não é preciso para ter produtividade

Não seja multitarefa. Pessoas que não conseguem alcançar a produtividade rapidamente não devem arriscar na soma de funções, pois isso só atrapalha este exercício de rapidez e qualidade no serviço. O ideal é sempre organizar os pedidos de atividades na agenda, exceto se for algo urgente. De qualquer forma, programe-se e não saia fazendo tudo o que vier fora da agenda.

  • Cuidado com a procrastinação

Adiar as atividades é um problema comum na vida do profissional não produtivo. Quem deseja viver uma nova realidade precisa passar a resolver as tarefas no dia, antes do prazo estabelecido. Essa rapidez é um exercício prático de produtividade que certamente vai te levar as melhores experiências.

  • Cuidado com as distrações

Redes sociais, aplicativos de mensagens e os e-mails são grandes vilões neste momento de exercício para alcançar a produtividade. Não perca tempo olhando qualquer um desses itens se você deseja aprender a resolver as coisas com eficiência e excelência. Querendo ou não, toda vez que você se distrai, fica difícil retornar ao foco principal e, consequentemente, se gasta mais horas pela ausência de concentração.

Para a produtividade dar certo, o colaborador precisa ter autoconhecimento, capacidade de ver suas qualidades e defeitos e entender como ele funciona melhor. Quanto mais conhecedor de si, com mais clareza o profissional desenvolve suas atividades e estabelece uma relação séria, respeitosa e justa com seu empregador.

Uma das melhores maneiras de acompanhar sua produtividade é estabelecendo tempo para resolver determinadas atividades e, diariamente, acompanhar o horário que você está chegando, saindo, retornando e encerrando a jornada de trabalho. O cumprimento das horas no dia pode ser um bom termômetro para medir os resultados que você está alcançando na busca pela produtividade.

Pin It on Pinterest