motivação no trabalho
Gestão

5 técnicas para gerar mais motivação no Trabalho

Ter motivação no trabalho é possível, mas é uma via de mão-dupla. Tanto o funcionário quanto o empreendedor precisam estar abertos aos estímulos que devem vir de ambas as partes dentro de uma empresa. Agora, como estimular os dois e gerar mais motivação no trabalho diariamente?

Criando a motivação no trabalho diariamente

A motivação no trabalho pode vir de várias maneiras, mas algumas práticas podem estimular esse sentimento e envolver colaboradores e gestores em busca de alcançar novos resultados. Separamos aqui 5 dicas importantes que vão transformar o cotidiano dos seus colaboradores.

1 – Conhecendo seu produto ou serviço

Muitas tarefas que são desenvolvidas são também desconhecidas pelo próprio colaborador. Por exemplo, quando você determina ao funcionário realizar uma ligação ou preparar um relatório, porque não falar para ele a importância desta ação? Envolve-lo é fundamental. Explique a razão, revele a importância daquela atitude.

É exatamente assim que sua equipe vai conhecer o seu produto ou serviço, vai se envolver e criar um vínculo, este que será transmitido para cada cliente ou parceiro.

2 – Jogo de habilidades

Um profissional não precisa fazer sempre a mesma coisa. Um bom gestor pode analisar as qualidades de um colaborador e convidá-lo para diferentes funções complementares. Esse jogo de habilidade vai certamente estimular e envolver o colaborador. Algo novo é sempre estimulante, lembre-se disso quando buscar motivação no trabalho.

Intercalar atividade também ajuda a pessoa a relaxar a mente, a despertar diante de uma atividade naturalmente mais tediosa. Então, observe isso e trabalhe essa questão com seus funcionários, pois eles certamente gostarão desta movimentação.

3 – Autonomia

Um colaborador pode ter autonomia para fazer as coisas, mas não decidir. Esse ponto é importante e o funcionário vai se sentir respeitado, estimulado para realizar qualquer atividade que foi passada. Afinal, existem várias maneiras de se fazer uma determinada tarefa e o que importa é o resultado que a empresa espera e não qualquer forma criativa que o colaborador encontrou para resolver determinado desafio.

Além do resultado alcançado, a criatividade pode transformar outros processos internos da empresa e a inovação pode ser algo mais palpável.

4 – Feedback

A motivação no trabalho também está na capacidade do gestor em dar o feedback, o retorno sobre o trabalho desenvolvido pelo colaborador. Ao contrário do que se imagina, há muitos funcionários dispostos a ouvir o retorno e mudar as atitudes, caso tenha feito algo diferente do previsto, ou até mesmo tenha acertado. Aprimorar o lado profissional é uma necessidade e é isso que faz um bom profissional, uma pessoa capacitada.

5 – Plano de carreira

Plano de carreira é indispensável para gerar mais motivação no trabalho. Vários colaboradores estão dentro de uma empresa não apenas pelo salário, mas sim por gostarem do segmento. Uma empresa deve identificar esses funcionários e apostar neles, abrindo as portas para que o estudo e o conhecimento sejam aprimorados.

O desafio para os gestores é justamente reservar recursos para este fim e mensurar para a empresa as conquistas que podem vir depois deste profissional formado, especializado.

Para a motivação no trabalho é preciso ações práticas para envolver e estimular os colaboradores. Os resultados vão bem além dos objetivos desejados e se gera um ciclo virtuoso, onde cada vez mais eles produzem e buscam manter essa roda girando. Afinal, quem não quer estar em um ambiente onde é respeitado, valorizado e próspero?

Pin It on Pinterest