Direitos,  Ponto eletrônico,  Ponto online

A portaria 373 e os sistemas alternativos de controle de ponto

Primeiro veio a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regula o registro por meio dos Relógios de Ponto e a obrigatoriedade do ponto eletrônico nas empresas. Porém algumas dúvidas surgiram.

Começou então um debate que discutia outros métodos de marcação que não o com ponto eletrônico, métodos alternativos para fazer esse controle. Em 2011, o MTE então publicou a Portaria 373, que regula os métodos alternativos de controle de ponto. Assim, foi possível adotar novas tecnologias, mais avançadas que o antiquado relógio de ponto e muito mais confortável para os trabalhadores usarem diariamente.

Para tanto, a portaria 373 adota algumas diretrizes para que o controle possa acontecer, são elas:

●  É vedado aos sistemas alternativos de controle de ponto a marcação automática de horários;
●  É proibido também exigir autorização antecipada para a marcação de ponto em casos de sobrejornada (horas extras);
●  A empresa não pode, em hipótese alguma, alterar ou eliminar os registros feitos pelos colaboradores;
●  O sistema alternativo de controle de jornada deve estar disponível no local de trabalho;
●  Trazer a identificação do empregador e do empregado, para fins legais;

Antes dessa Portaria, a legislação previa 3 métodos para realizar esse controle, o manual, o mecânico e o eletrônico. Com a implementação dessa nova modalidade, tecnologias como o controle de ponto por aplicativo podem ser alternativas.

Um aplicativo de controle de ponto funciona da mesma forma que um ponto eletrônico, com a diferença de que ele é carregado em dispositivos mobile.

Com eles, o funcionário pode fazer o seu registo de ponto de qualquer lugar, permitindo um controle mais eficaz, inclusive com o dispositivo offline, após reconectar- se a rede, manda um relatório ao RH.
Um ponto a ser observado é que os apps de controle de ponto também passam por inspeções rigorosas do Ministério do Trabalho.

O ponto por aplicativo é mais prático, permite um controle melhor onde antes era muito difícil de fazer, e com a mesma segurança do ponto eletrônico nas empresas, é uma nova tecnologia que veio para ajudar as empresas e seus colaboradores. Conheça o sistema Ponto Now e todas as suas vantagens, que estão adequadas à portaria 373 e grande parte da portaria 1510 também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest