Absenteísmo nas empresas
Direitos,  Gestão

Absenteísmo: Preço alto pela ausência do funcionário

O absenteísmo é uma palavra não muito comum entre os colaboradores, mas muitos gestores conhecem bem o significado dessa palavra na rotina da empresa. Absenteísmo significa afastamento, se ausentar de determinada atividade profissional por diferentes razões. Nas contas finais de uma empresa, além de dinheiro, isso corresponde as horas de trabalho não realizadas.

O absenteísmo na prática

Faltas, saídas ou atrasos (ainda que justificados) podem sim alterar a conta da empresa no final do mês. O exemplo é simples, pois um time de futebol precisa entrar em campo com 11 jogadores, pois do contrário sofrerá desfalque e o resultado todos já sabemos. As chances de perder são grandes e as de ganhar diminuem significativamente. A luta neste caso fica em manter o mesmo patamar.

Diante do absenteísmo é preciso observar dois pontos: a postura do colaborador e a do gestor. Afinal, existem uma série de questões que podem instigar a ausência do funcionário e isso também deve ser analisado. Vamos entender melhor as causas e algumas soluções para mudar este problema.

Condições físicas no trabalho

Uma boa empresa precisa investir em condições físicas de trabalho. Um espaço de produção, onde há muitos funcionários e o calor do maquinário, por exemplo, deve ganhar o mínimo de conforto. Além de cumprir a lei, detalhes como ar condicionado, suporte para sentar, itens de proteções e outros, são fundamentais para deixar o colaborador a vontade, disposto e saudável. Isso vai muito mais além do que o cumprimento da legislação.

Além disso, algumas regras também podem ser impostas para organizar a produtividade e, dentro do horário do almoço, a empresa oferecer alguns recursos de descanso, leitura, entre outros espaços integrativos. Limpeza, ventilação e organização são indispensáveis em qualquer ambiente profissional. Isso conta e muito para que o trabalho se torne agradável, que tenha estrutura física adequada para determinadas funções.

Condições psicológicas do trabalho

As condições de convívio no trabalho também são importantes. Algumas empresas investem em treinamentos e buscam técnicas e instrumentos para promover a equipe e cada membro do time. O objetivo é ter um espaço onde todos possam participar, onde há sugestões e entrosamento entre todos. Essa sintonia traz grandes resultados internos e externos!

Motivação no trabalho

A motivação no trabalho também está relacionada ao absenteísmo. Um ambiente carregado, com profissionais despreparados ou desequilibrados, pode afetar a motivação de qualquer profissional.

O ideal é ter uma equipe sintonizada e um líder capaz de direcionar, inspirar e orientar cada etapa do processo, cada profissional. Em sintonia, o time realmente funciona bem e pode render resultados além do esperado. Portanto, analise sua equipe caso tenha situações de absenteísmo, de funcionários que vivem se ausentando.

Mudança organizacional pode ser a saída

Para evitar o absenteísmo dentro da empresa é preciso fazer uma análise sincera de todo o sistema de gestão de pessoas. Caso conclua que precisa de mudanças, aposte em pontos estratégicos que vão trazer bons resultados.

Ter uma comunicação direta e clara com os colaboradores é indispensável. Converse com eles, ouça o que eles têm a dizer sobre toda a empresa, sobre sua função e possíveis mudanças que poderiam ser feitas.

Estabeleça um plano de mudança, direcione seus funcionários com base nas qualidades e aproveite isso ao máximo. Não esqueça de que o feedback é importante e o colaborador vai gostar de saber quando acertou ou errou.

E um detalhe pode fazer toda a diferença: metas intangíveis. Cuidado ao estabelecer um objetivo, veja se ele realmente é possível e se você, bem como sua equipe, está preparado para alcança-lo.

Agora sim, com ações práticas, sua empresa pode conseguir diminuir os casos de absenteísmo. O serviço da Ponto Now pode ajudar muito, de uma forma mais humana e transparente para ambos empresa e colaboradores. Independentemente do nível de absenteísmo ou da quantidade de funcionários, toda empresa deve fazer o controle de jornada que é inclusive uma ferramenta para medição de absenteísmo e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest