Avaliação de desempenho
Produtividade

Avaliação de desempenho: porque você deve fazer em sua empresa?

No artigo de hoje mostraremos a técnica Avaliação de Desempenho que pode ajudar no aprimoramento dos seus colaboradores. 

Existem maneiras práticas e simples de fazer a avaliação de desempenho dos funcionários nas empresas. Na intenção de otimizar o desempenho dos colaboradores, é de bom praxe realizar essa atividade periodicamente.

Não vale a pena esperar resultados negativos em seus balanços para pensar em checar o que pode estar errado, é melhor identificar o problema quando ele ainda tem solução. 

É a avaliação de desempenho nas empresas está ligada justamente a essa antecipação, entenda como o processo pode ajudar no impulsionamento dos negócios.

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma atividade bastante assertiva na rotina diária das empresas. Seu objetivo é avaliar, de forma gradativa, o desempenho dos empregados em suas tarefas e analisar os pontos fracos que podem interferir no andamento das atividades.

+ Veja também: Qual preço do relógio de ponto? Realmente é vantajoso? Descubra

Afinal, para que as empresas se mantenham em seus patamares e possam obter resultados satisfatórios de seus negócios, precisam contar com equipes especializadas, capacitadas e empenhadas nas tarefas.

Convém, periodicamente, que a técnica de avaliação de desempenho seja aplicada nos funcionários. Com isso, a empresa não precisará perder tempo e gerar despesas incluindo treinamentos aos seus funcionários.

Quais os objetivos da avaliação de desempenho?

São muitos e diversificados. Destacamos alguns essenciais para a manutenção precisa dos funcionários:

Colaboradores eficientes

Na intenção de aumentar a produtividade e capacitação dos empregados, a empresa precisa entender os pontos fracos do funcionário e estimulá-lo a desenvolver novas técnicas que otimizem suas atividades. O gestor pode criar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), no objetivo de formar, manter ou reter o conhecimento do empregado. 

Recursos Humanos

Outra técnica considerada valiosa, é acompanhar a evolução de um funcionário ou equipe e fornecer os dados ao RH da empresa. O objetivo é fornecer as informações para que o departamento de recursos humanos analise como se deu a evolução profissional do time ou um dos membros em específico.

Comunicação integrada

Dialogar é necessário. Quanto mais houver comunicação entre equipes e gestores, melhor será para o desenvolvimento de atividades. Isso gera confiança e segurança nos times, o que facilitará e compreenderá em melhor desenvolvimento e rendimento nas atividades. 

Como definir a avaliação de desempenho?

O departamento de recursos humanos deve implantar a avaliação de desempenho com base em informações que atinjam diretamente o desempenho dos colaboradores. Veja quais são:

  • Avaliação de competências e metas;
  • Organização e prazos;
  • Avaliação de todos os membros do time, desde liderados à lideranças;
  • Feedback constante;
  • Comunicação versátil.

Conclusão

Hoje você pôde entender como funciona a avaliação de desempenho e seus principais objetivos. Se você é empresário e chegou a esse artigo, trace metas para realizar a avaliação de desempenho em seus colaboradores.

Com um time seguro e capaz, você vai gerar confiança e obter o melhor retorno sobre seus negócios, além de fazer uma gestão bastante intuitiva e aprimorada. 

Grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest