como calcular horas extras
Hora extra,  Ponto online

Como calcular horas extra

Veja como calcular hora extra de forma simples e rápida

Calcular as horas extras não é uma tarefa difícil quando a pessoa ou o profissional responsável pelo setor possui todas as informações necessárias para este fim. O ideal é que empregados e empregadores conheçam as leis trabalhistas e fiquem conscientes sobre deveres e direitos, incluindo sobre as horas extras.

Conforme estabelece a Consolidação das Leis Trabalhistas vigente, as horas extras são aquelas que ultrapassam às 44 horas trabalhadas semanais, que são distribuídas em 8 horas diárias, exceto em casos de profissionais específicos.  De acordo com a lei, a remuneração das horas extras é, obrigatoriamente e no mínimo, 50% superior ao custo da hora normal durante a semana e 100% nos domingos e feriados.

Como calcular hora extra

Para você entender como calcular hora extra é preciso unir as seguintes informações:

– Valor do Salário
– Valor por hora trabalhada
– Horas extras trabalhadas

O valor do salário é à base do cálculo da hora extra. O primeiro passo é colocar no papel o valor de renda total (sem descontos) para fazer uma conta que vai mostrar o valor por hora trabalhada. Agora, divida o salário por 220, que são as horas cumpridas normalmente em um mês de trabalho. O resultado vai revelar o salário-hora e nele você colocará 50% a mais, chegando então ao valor de cada hora extra.

Com base na folha de ponto, é preciso calcular as horas extras realizadas. O total de horas trabalhadas no mês pode ser diminuído pelas 220 horas mensais, ou fazer o mesmo cálculo por semana – usando as 44 horas. Chegando ao total de horas extras, é só multiplicar o valor da sua hora extra pelas horas contabilizadas. Esta conta que ajuda você a entender como calcular a hora extra só muda se o trabalho do empregado for realizado de domingo ou feriado, quando se ganha 100% na hora extra.

Controle de ponto é fundamental para todas as empresas

Captar, organizar e cruzar informações de horas trabalhadas é fundamental para qualquer organização, independente da quantidade de funcionários. Principalmente na hora de calcular e pagar horas extras de forma transparente, sem dúvidas ou questionamentos por parte dos funcionários. Hoje, a tecnologia proporciona um investimento bem mais acessível para o empresário que está buscando organizar informações deste tipo. Inclusive, ter um sistema de controle de ponto é obrigatório para uma empresa que tenha mais de 10 funcionários.

A Ponto Now é um dos exemplos mais inovadores do controle de ponto online. Sem a necessidade de instalar inicialmente um equipamento, o custo para uma empresa ter um pacote completo do sistema é acessível e o aplicativo pode ser instalado nos celulares de todos os funcionários para a marcação de entrada e saída. O sistema é tão sofisticado que até mesmo empregados terceirizados ou até externos podem registrar suas informações e ainda confirmar se estão nos respectivos locais de trabalho autorizado.

As vantagens da folha de ponto online

O sistema Ponto Now permite hoje que empregado e empregador consultem em tempo real as informações captadas pela folha de ponto online. Uma das principais vantagens do aplicativo é a veracidade das informações, sendo impossível alterar violar os registros posteriormente.

É interessante reforçar que o controle de ponto também é um instrumento de gestão de pessoas, onde é possível obter informações sobre os profissionais que compõem o quadro da empresa e como eles se dedicam a função que realizam dentro daquele espaço e tempo. A empresa que tem um departamento como o de Recursos Humanos funcionará de forma mais eficiente com o auxílio deste sistema ágil, que cruza os dados de cada colaborador.

Com mais transparência, a relação trabalhista ganha força e funciona de forma mais produtiva e eficaz. Inclusive, a empresa que investe neste tipo de serviço e obtém informações como essas, acaba por evitar dores de cabeça no futuro. As horas trabalhadas ou extras são as causa mais recorrentes de ações na justiça do trabalho.

Pin It on Pinterest