Como funciona o ponto por exceção
CLT

Como funciona o ponto por exceção? Te contamos agora!

Entenda como funciona o ponto por exceção e como ele pode auxiliar no ganho de tempo das empresas, na hora de avaliar a jornada dos trabalhadores. 

Atualmente, a jornada de trabalho nas empresas vem exigindo mais objetividade e melhor performance dos setores e colaboradores. No intuito de facilitar o dia a dia, o ponto por exceção vem sendo aplicado no objetivo de integrar informações.

Com base na nova reforma trabalhista, as empresas mantêm normas de acesso de seus funcionários conforme o que for estabelecido nas regras de operação de controle de ponto. Para saber como funciona o ponto por exceção, confira mais a seguir sobre o assunto. 

O que é o ponto por exceção?

Criado em 2019 e autorizado pelo Tribunal Superior do Trabalho pela Lei de Liberdade Econômica, o ponto por exceção estabelece a marcação de pontos em situação extraordinária. 

O objetivo da regra é minimizar o acúmulo de informações geradas no dia a dia das empresas. Essa conferência de dados é aplicada em casos como horas extras e seu banco de registros. Veja em quais exceções são aplicados o ponto:

  • Ausências;
  • Atrasos;
  • Horas extras;
  • Férias;
  • Licenças;
  • Afastamentos.

Como funciona o ponto por exceção?

O ponto por exceção se aplica quando um trabalhador tem estabelecido seu horário de jornada normal e nela são aplicadas exceções que justifiquem seu acesso às empresas.

+ Veja também: Avaliação de desempenho: porque você deve fazer em sua empresa?

Por exemplo, se o colaborador entra às 8 horas e sai pontualmente às 17 horas, e não tiver alterações em sua jornada, não precisará registrar o ponto com exceções. Porém, se precisar chegar mais cedo ou estender sua permanência na empresa por conta de horas extras, deverá marcar a alteração no relógio de ponto. 

Ou seja, a utilidade do controle de ponto por exceção deve existir quando há horários estabelecidos entre a empresa e os funcionários para as jornadas de trabalho diárias. 

Como estabelecer o ponto de exceção nas empresas?

Toda empresa com mais de 20 funcionários, precisa manter o controle de ponto de acesso de seus funcionários. 

Para adotar a medida, basta apenas estabelecer alterações de regras aos seus funcionários, na intenção de contabilizar horas extras para a jornada à parte do colaborador. E todas as alterações devem ser registradas conforme normas do Ministério do Trabalho.

Vale a pena estabelecer o ponto por exceção?

Certamente. Para conhecer como funciona o sistema de ponto por exceção, a empresa deve organizar em sua rotina a implementação do controle. Porém, é necessário estabelecer com ordem e cuidados as regras, de modo que não haja incoerência de informações entre acordos com os funcionários. 

O sistema pode valer a pena, porque cria novos métodos de trabalho e gestão, e incrementa resultados às empresas. De forma relevante, a prática gera estabilidade, confiança e manutenção significativa dos métodos de atividades.

Agora que conheceu como funciona o ponto por exceção, estabeleça novas metas para sua empresa, e gere mais força e autonomia nos negócios. 

Me conta se já conhecia o método aqui nos comentários. Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest