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Gestão

Como lidar com o excesso de atrasos e faltas, justificadas ou não

Faltas e atrasos são acontecimentos comuns dentro de qualquer empresa. Porém, o que muda para cada instituição é a maneira como ela mapeia e lida com isso. Independentemente do tipo de contratação, toda relação trabalhista tem como base princípios de comum acordo e também, em alguns casos, o cumprimento dos itens previstos na legislação trabalhista.

De acordo com as diretrizes da jornada de trabalho da CLT, mais precisamente o Art. 58, as variações de horário que são registradas na folha de ponto, não excedentes de cinco minutos, não devem ser descontadas e nem computadas como jornada extraordinária, lembrando que o limite máximo de tolerância é de dez minutos diários. Ou seja, é de bom senso do empregado utilizar essa permissão em algo excepcional, numa necessidade extrema, e jamais tornar isso rotina, sempre respeitando o horário de trabalho da empresa.

Atrasos e faltas justificáveis não alteram a folha de pagamento, porém é preciso seguir alguns requisitos para apresentar este documento ao Departamento Pessoal da empresa para que ele seja validado. Do contrário, atrasos frequentes e até faltas sem qualquer explicação podem dar demissão por justa causa ou alterar os ganhos na folha de pagamento.  Já por parte da empresa, é preciso que o departamento de gestão busque informações que permeiam esses acontecimentos e como utilizar legalmente o banco de horas ou mesmo férias do funcionário como forma de legalizar as horas em aberto.

A tecnologia é a solução para acompanhar sua equipe

Um dos principais instrumentos para acompanhar as informações sobre carga horária de cada colaborador é o controle de ponto, previsto em lei para empresas com mais de 10 funcionários porém é item indispensável para todas as empresas nos dias de hoje.  A novidade é que você não precisa mais de um equipamento específico, nem se preocupar com compra ou manutenção para realizar o controle de ponto de forma segura e eficaz, é permitido o uso de sistemas alternativos de controle. Chegou a hora de você conhecer o sistema da Ponto Now, o melhor exemplo destes.

A Ponto Now é uma operadora de sistema para controle de ponto 100% online e de alta tecnologia, sendo possível registrar a jornada de trabalho via aplicativo ou mesmo utilizando telefone fixo ou móvel. O sistema abrange diferentes relações de trabalho, considerando quem está dentro ou fora da empresa. Inclusive envia ao empregador notificações quando os colaboradores estão atrasados, faltaram ou fazendo horas extras. Permitindo ao gestor  acompanhar a rotina dos colaboradores em tempo real de qualquer lugar, mesmo estando à distância, para agir rapidamente e administrar essas ocorrências. Além de manter registros dos horários dos colaboradores, tudo é feito de forma imparcial, sem deixar brechas para questionamentos.

Entendendo o sistema

De forma simples e fácil, a empresa que utiliza este serviço possui vantagens pontuais, a começar pela facilidade de ter apenas o aplicativo no celular para fazer uma espécie de check-in. Outra utilidade especial deste sistema é a localização do GPS, que confirma se o funcionário está no local de trabalho conforme estabelecido em contrato, inclusive para trabalhos externos ou home-office. Além do app o sistema oferece a opção do telefone fixo ou móvel para registro do ponto, que permite o registro somente daqueles telefones que forem autorizados pelo empregador, e ainda faz uma gravação de voz para completar a identificação do profissional.

Os dados captados dos colaboradores são invioláveis e totalmente seguros. Assim como o marcador tradicional de horas, o aplicativo se torna um documento importante para ambas às partes, além de tornar os registros acessíveis.

As principais informações da jornada de trabalho da CLT serão computadas pelo sistema e facilitará os passos seguintes para formalizar a folha de pagamento de cada funcionário da empresa. É a tecnologia em suas mãos, na mão de seus colaboradores, pronta para dar agilidade numa das partes administrativas mais importantes da sua empresa.

Esta é uma das soluções para lidar com o excesso de faltas ou atrasos. É preciso ter ferramentas como essas e acompanhar a rotina dos colaboradores de perto, utilizando a tecnologia como aliada sempre que possível. A relação com o empregado também deve ser clara e ambos precisam conhecer seus direitos e deveres.

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