controle de ponto
Ponto eletrônico

Controle de ponto é importante independente do número de funcionários

Empregado e empregador têm direito à informação. Uma relação clara e pontual modifica o desempenho de ambas as partes neste negócio. Isso é o que acontece quando uma microempresa age, dentro de suas possibilidades, como uma grande corporação. Afinal, cabe ao empreendedor se preocupar com mínimos detalhes desde o início desta jornada.

Por exemplo, como você faz o controle de ponto na sua empresa? Existem benefícios importantes para ambos quando se coloca na prática deveres e direitos, incluindo detalhes como esse. O controle de ponto é um instrumento importante no mercado de trabalho, e isso independente do setor em que sua empresa atua. Você e seu funcionário precisam seguir algumas diretrizes que estabeleçam o bom convívio e tragam resultados efetivos para a empresa.

Controle de ponto: O que diz a legislação trabalhista?

A legislação trabalhista traz pontos importantes que visam estabelecer uma relação equilibrada entre empregados e empregadores. De acordo com o Ministério do Trabalho, uma empresa que possui mais de 10 funcionários deve obter um sistema de controle de ponto, seja mecânico, eletrônico ou até mesmo online.

Empresas com menos de 10 colaboradores devem também se preocupar de qualquer forma com o controle de ponto, já que esse é um dos problemas mais comuns que geram as ações trabalhistas na justiça. Então, nada melhor do que os envolvidos cumprirem pontualmente o contrato, protegendo os dois lados nesta relação de trabalho.

Controle de ponto econômico existe e pode evitar ações trabalhistas

A tecnologia trouxe avanços importantes para o mundo dos negócios. Hoje, uma empresa pode ter várias ferramentas primordiais para sua estrutura por um custo bem mais acessível em relação às empresas que iniciaram suas atividades nos anos 90.

Hoje, com a internet, é possível ter um sistema de controle de ponto online, que coleta e cruza informações rapidamente e guarda esse dado de forma segura, garantindo que poderá ser acessado posteriormente para o balanço mensal de horas. O sistema Ponto Now oferece opções de controle de ponto, via aplicativo e/ou via telefone, e ainda é uma ferramenta que facilita sua gestão de pessoas. Tudo por um custo a partir de R$9,90 por colaborador e período de testes grátis.   

As vantagens do controle de ponto econômico e online

Quando uma empresa opta por um sistema de controle de ponto econômico e online, ela encontrará diversos benefícios para sua estrutura. Umas das principais vantagens de ter o sistema é o cruzamento de dados, isso livra horas de trabalho do departamento pessoal, responsável por contabilizar as horas trabalhada de cada funcionário. Ou seja, o controle online sistematiza tudo e dá agilidade aos funcionários do setor.

Coletando informações em tempo real, a chance de fraude é nula. O sistema já contabiliza e arquiva a hora marcada de entrada e saída, indicando o total já cumprindo com base no contrato de trabalho. Outro registro importante do sistema é a contabilização das horas extras, que ficam corretamente arquivadas e evitam qualquer desentendimento de quantidades de horas e dias trabalhados a mais.

O acesso remoto é outra vantagem para o empregador e empregado. A informação pode ser acompanhada remotamente e por diferentes aparelhos móveis, assim é possível acessar o sistema de qualquer lugar do planeta que tenha acesso à internet.

Não ter um sistema mais antigo de controle de ponto significa também economia de papel e de recursos. Não é preciso comprar cadernos e nem ficar imprimindo folhas para serem assinadas. A tecnologia também preserva os recursos da empresa, permitindo assim que eles sejam redirecionados para outras necessidades.

De um modo geral, o controle de ponto online vem para facilitar e esclarecer informações fundamentais nesta relação, evitando desgastes e até prevenindo ações trabalhistas.  Assim, com tudo corretamente registrado, direitos e deveres ficam estabelecidos e respeitados.

Pin It on Pinterest