Gestão,  Mundo,  Produtividade

COVID-19 na sua empresa: dicas como encarar esse desafio

Por causa da pandemia do Covid-19, muitas regiões do mundo e até países inteiros se viram obrigados a adotar medidas de quarentena. O isolamento social transformou as relações entre pessoas e negócios, incluindo a sua empresa. Portanto, é imperativo saber o impacto para você e como se adaptar rapidamente ao cenário atual.

Nesse artigo, vamos tentar passar dicas em geral para gestores de empresas superarem os desafios dessa crise.

Resumo atual da pandemia

Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo estão confinadas, orientadas por seus governantes que permaneçam em suas casas na tentativa de evitar a proliferação da doença. O número de países afetados pelo novo vírus já ultrapassa 150. O impacto econômico real ainda é desconhecido, porém a única certeza é que todos os setores foram afetados sem exceção.

A principal causa desse impacto, também como orientação do governo, foi a necessidade das empresas adotarem o home office. Aos gestores das empresa fica o grande desafio: preservar a saúde de todos, colaboradores e indivíduos, mas também manter a operação e produtividade.

Dicas para lidar com o COVID-19 nas empresas

Passado o susto do impacto inicial das primeiras semanas de isolamento, para os gestores das empresas o desafio ainda continuará nas próximas semanas devido ao trabalho em home office de todos os colaboradores e também às variações de demanda. Veja algumas dicas que podem ajudar a contornar os eventuais efeitos negativos desta crise:

  • Crie possíveis cenários futuros nas receitas para as próximas semanas, imaginando o otimista mas também o mais pessimista;
  • Preste atenção aos recebimentos, para que as cobranças aos clientes sejam feitam em tempo e sem perda de receita por processos internos;
  • Tecnologia a seu favor! Use ferramentas para facilitar a gestão administrativa, financeira, comunicação geral e gestão de projetos. Se tratando de sistemas e ERP´s, aqueles com armazenamento em nuvem são ainda mais adequados para o momento atual; **Nosso próximo artigo trará diversas ferramentas gratuitas disponíveis**
  • Além disso, fazer o controle de jornada e gestão de pessoas é muito importante para manter a produtividade operacional da sua equipe. Acompanhar tudo online mesmo que à distância, calcular as horas trabalhas e facilitar o trabalho do seu RH – aí é que a Ponto Now faz a diferença e o sistema pode te ajudar muito 🙂
  • Analise seu portifólio de produtos e serviços para identificar: quais podem melhor contribuir para sua empresa no atual cenário em que sua equipe trabalha em home office? Precisa adaptá-los de alguma forma para serem mais relevantes?
  • Se aproxime do seu cliente e se achar necessário faça concessões durante o período da crise;
  • Priorize trabalhar a base de clientes para oferecer mais produtos / serviços e novas vendas – em tempos de incertezas provavelmente é mais fácil do que conquistar um novo cliente;
  • Se for investir em marketing, concentre os investimentos em ações pontuais. Evitando que ações muito agressivas deixem uma imagem de que está se aproveitando da situação;
  • Pode ser uma boa hora para reforçar seu posicionamento no mercado e como marca, auxiliando seus clientes com informações e conteúdo sobre sua especialidade neste momento de dificuldades;

Muito em breve dias melhores virão, até lá vamos continuar trabalhando e fazendo nossa parte.

Pin It on Pinterest