gestão de funcionários
Gestão,  Ponto eletrônico

Gestão de funcionários externos e noturno

Em tempos de novas relações, gestão de funcionários externos e noturnos ganha ferramenta inovadora

A gestão de pessoas dentro de uma empresa é fundamental em tempos de novas relações, mais ainda quando falamos em lidar com a gestão de funcionários externos e noturnos. Esse dois grupos de colaboradores são fundamentais para que a empresa funcione, porém é preciso saber direcioná-los bem em diferentes aspectos.

Tanto o profissional noturno quanto o externo são colaboradores que trabalham fora da rotina comum de uma empresa, como aquele profissional que precisa estar no ambiente da empresa no horário certo, com regras mais pontuais. A flexibilidade em relação aos profissionais convencionais nem sempre é maior, mas o desafio da empresa de gerenciar essa relação acaba sendo.

Um dos principais pontos da gestão de funcionários noturnos e externos

Alguns temas são comuns para os funcionários externos e noturnos e é normal que a empresa se preocupe ainda mais com eles e como auxiliar o desenvolvimento de suas tarefas de forma efetiva. Afinal, o que envolve uma boa gestão e quais são os principais pontos?

 

  • Uso do tempo fora e dentro da empresa

 

O uso do tempo é um assunto muito abordado no século XXI. A empresa que consegue implantar a produtividade ganha mais em vários sentidos, tendo não só mais lucro, mas também profissionais ágeis e atentos. O uso do tempo em si traz a questão de horas trabalhadas, horas extras e o resultado produzido. Por exemplo, um assunto comum na gestão de pessoas é o adicional noturno.

Quem trabalha a noite, a partir das 22 horas, tem um adendo à remuneração mensal e esse ganho a mais é utilizado como forma de compensação ao desgaste que o indivíduo tem de alterar sua rotina. O acréscimo no salário das horas trabalhadas na área urbana é de no mínimo 20% e toda a movimentação do colaborador precisa ser captadas, já que são os registros de ponto que serão utilizados para mapear as horas extras e pagar o adicional noturno.

 

  • O trabalho remoto

 

As horas trabalhadas também é assunto para o profissional remoto, que trabalha em outro ponto ou mesmo em casa, o chamado home office. Assim como na contratação do trabalho presencial, o trabalho online ou à distância é estabelecido por algumas regras importantes, previstas também em lei, como é o caso da estrutura física do ambiente.

A empresa que atua com uma boa gestão de funcionários externos mapeia e auxilia no preparo do ambiente de trabalho fora da sede. Porém, o dilema para muitas corporações são dois: horas trabalhadas e como acompanhar o desenvolvimento desses profissionais.

A solução inovadora para gestão de funcionários externos e noturnos

A tecnologia tem transformado a relação de trabalho e ela mesma também tem sido usada como uma ferramenta para que empresas e colaboradores lidem com as mudanças de forma transparente, inovadora e em tempo real.

Hoje, a empresa pode acompanhar seus funcionários à distância e online utilizando um sistema de controle de ponto como a Ponto Now a um custo muito mais acessível do que há 10 anos. Além disso, ainda há outras vantagens importantes:

  • O controle de ponto online, como o aplicativo Ponto Now por exemplo, permite que a empresa adquira um pacote com um valor acessível e sem necessidade de comprar um equipamento específico, já que o sistema pode ser instalado direto no celular. Da mesma forma o funcionário tem em mãos as informações dos seus registros pontos.
  • Outra vantagem é que a empresa não precisa se preocupar com a manutenção de equipamento e reservar este dinheiro para outros fins.
  • Por último e não menos importante, a vantagem fica por conta de um sistema ideal para quem possui funcionários noturnos ou externos. O Ponto Now oferece a empresa um sistema que utiliza o GPS para confirmar se o funcionário está no local autorizado para realizar suas tarefas, uma espécie de sistema de presença.

A gestão de pessoas ganha ferramentas com o avanço da tecnologia e esta é uma delas, que vem para ajudar gestores, empresários e colaboradores nas novas relações de trabalho.

Pin It on Pinterest