Os indicadores de RH não se restringem apenas ao departamento de recursos humanos. Venha saber mais sobre o tema e acompanhe a importância de suas métricas.
Engana-se quem imagina que indicadores de RH são feitos exclusivamente para o departamento de recursos humanos. Os indicadores envolvem toda a empresa, visando estabelecer normas e estratégias para o desempenho dos setores.
Porém, os indicadores são fornecidos pelo RH, o que acaba impactando no desenvolvimento do setor. Atribui tarefas, o que gera incertezas sobre a eficiência dos demais setores da empresa na criação de estratégias de melhores gestões.
O que são indicadores de RH?
Os indicadores de RH formam um conjunto de metas e obrigações, onde as empresas precisam desenvolver ações, planejamento e objetivos, na intenção de obterem qualidade em seus serviços.
Essas informações são necessárias para avaliar a realidade dos estabelecimentos profissionais e como estão mediante ao mercado. Visam o melhor planejamento de decisões e possíveis obstáculos. Porém, é importante saber que os indicadores de RH não identificam problemas.
Qual a importância dos indicadores de RH?
A importância dos indicadores gera mais condições de prestação de serviços, através da identificação de informações que aumentam a capacidade de resultados das empresas e dos funcionários.
+ Veja também: O que é Feedback? Entenda qual sua importância, como dar e os erros mais comuns
Os indicadores de RH precisam ser desenvolvidos com precisão, de modo que as empresas possam ter mais participação nos negócios e obterem qualidade na geração de resultados.
É de extrema importância a participação do setor de RH sobre as metas da empresa. Os dados devem ser interpretados de forma assertiva, mas não garantem o sucesso do negócio.
Quais as métricas que devem ser aplicadas?
Para obter com precisão os resultados desejados, os indicadores de RH compreendem um conjunto de aplicações que podem aperfeiçoar o dia a dia das empresas. Veja quais:
Rotatividade de funcionários
A métrica aponta a contratação ou saída de empregados, mediante a concorrência do mercado. Contudo, é importante apurar a qualidade da empresa à satisfação de seus empregados.
Absenteísmo
Esse índice aponta ausências e atrasos. Estabelece focar em causas. Pode estar ligado à qualidade do trabalho, ambiente profissional, relações pessoais ou problemas individuais dos colaboradores.
Retenção de talentos
Observa o banco de talentos da empresa. A análise de futuros candidatos é importante para identificar as colaborações, na obtenção de resultados da firma. E age nos demais departamentos, buscando causas de saídas de talentos da empresa.
Tempo de serviço
As empresas analisam o tempo de permanência do funcionário na empresa. Indica sobre a atuação e crescimento do colaborador. Contam com dados pessoais como a formação e participação da pessoa na sociedade.
Custos essenciais
Esses custos estão relacionados às despesas de pagamento, incluindo rescisões contratuais e seus benefícios. Em casos de demissões, essa métrica também avalia a reposição do empregado, visando gastos com contratação.
Agora que conheceu sobre as métricas de indicadores de RH, veja se sua empresa aplica os índices e como poderá melhorar seu empenho. Mediante regras, os resultados serão eficientes e de destaque.
Até a próxima!