Indicadores de RH
Gestão

Indicadores de RH: 5 métricas que você precisa conhecer

Os indicadores de RH não se restringem apenas ao departamento de recursos humanos. Venha saber mais sobre o tema e acompanhe a importância de suas métricas.

Engana-se quem imagina que indicadores de RH são feitos exclusivamente para o departamento de recursos humanos. Os indicadores envolvem toda a empresa, visando estabelecer normas e estratégias para o desempenho dos setores. 

Porém, os indicadores são fornecidos pelo RH, o que acaba impactando no desenvolvimento do setor. Atribui tarefas, o que gera incertezas sobre a eficiência dos demais setores da empresa na criação de estratégias de melhores gestões.

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH formam um conjunto de metas e obrigações, onde as empresas precisam desenvolver ações, planejamento e objetivos, na intenção de obterem qualidade em seus serviços. 

Essas informações são necessárias para avaliar a realidade dos estabelecimentos profissionais e como estão mediante ao mercado. Visam o melhor planejamento de decisões e possíveis obstáculos. Porém, é importante saber que os indicadores de RH não identificam problemas.

Qual a importância dos indicadores de RH?

A importância dos indicadores gera mais condições de prestação de serviços, através da identificação de informações que aumentam a capacidade de resultados das empresas e dos funcionários.

+ Veja também: O que é Feedback? Entenda qual sua importância, como dar e os erros mais comuns

Os indicadores de RH precisam ser desenvolvidos com precisão, de modo que as empresas possam ter mais participação nos negócios e obterem qualidade na geração de resultados. 

É de extrema importância a participação do setor de RH sobre as metas da empresa. Os dados devem ser interpretados de forma assertiva, mas não garantem o sucesso do negócio.

Quais as métricas que devem ser aplicadas?

Para obter com precisão os resultados desejados, os indicadores de RH compreendem um conjunto de aplicações que podem aperfeiçoar o dia a dia das empresas. Veja quais:

Rotatividade de funcionários

A métrica aponta a contratação ou saída de empregados, mediante a concorrência do mercado. Contudo, é importante apurar a qualidade da empresa à satisfação de seus empregados. 

Absenteísmo

Esse índice aponta ausências e atrasos. Estabelece focar em causas. Pode estar ligado à qualidade do trabalho, ambiente profissional, relações pessoais ou problemas individuais dos colaboradores.

Retenção de talentos

Observa o banco de talentos da empresa. A análise de futuros candidatos é importante para identificar as colaborações, na obtenção de resultados da firma. E age nos demais departamentos, buscando causas de saídas de talentos da empresa. 

Tempo de serviço

As empresas analisam o tempo de permanência do funcionário na empresa. Indica sobre a atuação e crescimento do colaborador. Contam com dados pessoais como a formação e participação da pessoa na sociedade. 

Custos essenciais

Esses custos estão relacionados às despesas de pagamento, incluindo rescisões contratuais e seus benefícios. Em casos de demissões, essa métrica também avalia a reposição do empregado, visando gastos com contratação.

Agora que conheceu sobre as métricas de indicadores de RH, veja se sua empresa aplica os índices e como poderá melhorar seu empenho. Mediante regras, os resultados serão eficientes e de destaque.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest