Intervalo intra jornada
CLT

Intervalo intra jornada: entenda o que é, e suas regras com a gente!

Conhece o termo intervalo intra jornada? Venha saber mais definições sobre o tema no artigo de hoje.

O intervalo intra jornada pode soar estranho a quem nunca ouviu essa expressão. Como é um tema que pouco se fala no dia a dia das empresas e seus funcionários, essa ação corresponde muito bem na rotina profissional e serve para calcular o espaço de horas trabalhadas por jornada. 

Continue a leitura e entenda mais.

O que é o intervalo intra jornada?

Esse intervalo se baseia na diferença de tempo que corresponde entre jornadas diárias. Resumindo, trata-se de pausar o tempo de trabalho dos funcionários. Em seu âmbito, está ligado ao descanso e tarefas de alimentação diária

Estabelece-se nos horários de almoço ou lanches dos funcionários, e rotina pessoal além da empresa. De acordo com as leis trabalhistas, não são computados nas horas de atividades profissionais. 

O que explica o Artigo 71 da CLT?

De acordo com o Artigo 71 da CLT, que rege as leis de trabalho, o tempo estabelecido para o intervalo intra jornada é de uma ou 2 horas para jornadas diárias de mais de 6 horas. A quem possui carga horária menor, de 4 horas por exemplo, a pausa se dará em 15 minutos. 

Como funciona o intervalo intra jornada?

Na prática, o intervalo intra jornada é bem simples de operar e calcular. Por exemplo. Se um colaborador entra na empresa às 8 da manhã, poderá almoçar ao meio-dia e retornar uma hora depois. 

Dentro de sua jornada de 8 horas por dia, ele teria que sair do trabalho às 19 horas. Porém, o cálculo do tempo está ajustado em sua jornada do dia. Logo, em seu trabalho diário, terá essa pausa de uma hora para refeições e deixará o posto no horário estabelecido. 

Mudanças

Como ocorreram mudanças nas leis de trabalho por conta da última Reforma Trabalhista implantada desde 2017, as jornadas de trabalho foram alteradas e consequentemente os intervalos intra jornadas. 

+ Veja também: Você sabe como calcular atrasos? Descubra agora!

Se anteriormente o funcionário contava com uma hora para almoço, as novas regras trabalhistas alteram a pausa para 30 minutos. Mas, de acordo com o que for estabelecido entre os sindicatos com o Ministério do Trabalho, os intervalos podem ser mantidos. 

Tipos de intervalo intra jornada

Além dos intervalos intra jornadas estabelecidos na maioria das empresas, há algumas diferenças para alguns setores e seus colaboradores. Existem condições que são aplicadas para garantir o bem-estar do profissional. Confira quais. 

Frigoríficos

Para os funcionários que trabalham nesses locais, devem ser estabelecidas pausas para cada uma 1h40 de trabalho. A intenção é evitar o excesso de exposição nas câmaras super refrigeradas.

Trabalhos manuais

Para quem exerce funções em digitação, escrituração ou outros trabalhos repetitivos, o ideal é a cada 3 horas de trabalho, realizar pausas de 15 minutos. Assim, evitam-se lesões de esforços repetitivos (LER).

Lactantes

As novas mamães podem fazer duas pausas diárias de 30 minutos, até o bebê completar seis meses de vida.

Agora que conheceu um pouco mais sobre intervalo intra jornada, siga os prazos concedidos pelas leis trabalhistas e obtenha mais rendimento em seu trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest