Mundo

Descubra os 5 países onde mais se trabalha e os 5 com legislação específica de férias

Trabalhar é uma realidade para muitos no mundo todo e o que muda mesmo são as condições para que possamos exercer nossas diferentes funções. Em discussão aqui no Brasil, a jornada de trabalho em outros países, inclusive em alguns considerados desenvolvidos, não está muito diferente da realidade que vivemos aqui.  Você sabia que na Polônia se trabalha em média 40,7 horas por semana? Há jornadas ainda maiores em outros locais.

O ranking dos países onde se mais trabalha por semana

Separamos aqui os números que foram levantados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Eles usaram para o estudo os países membros da instituição e não parceiros, como Índia, Brasil e China, que estão ausentes da pesquisa.

1 – Turquia

Quem trabalha na Turquia vive uma vida bem mais dedicada ao trabalho, já que o estudo apontou que as horas semanais de trabalho por lá são de 47,5.

2 – México

O México é considerando um dos países onde mais se trabalha no mundo. O estudo confirmou que a maioria dos trabalhadores fazem uma carga horária de cerca de 43 horas por semana.

3 – Grécia

Não muito distante da realidade do país acima, a Grécia fica em segundo lugar por cerca de 42,5 horas semanais de trabalho.

4 – Chile

O Chile já é um conhecido antigo que está na lista dos países que mais trabalham no mundo. As pessoas que lá moram e exercem suas atividades chegam a trabalhar pouco mais de 42 horas por semana.

5 – Polônia

A Polônia também está neste ranking com cerca de 41 horas semanais. Se compararmos com outros países citados, o número de horas trabalhadas anualmente é bem menor, mas ainda sim considerável.

O ranking dos países com legislações específicas de férias

Todo mundo sabe que o trabalho é a área da vida que mais demanda do nosso tempo, mas o que poucas pessoas sabem é que no mundo não são todos os países que possuem legislações específicas que estabelecem o período de descanso dos funcionários. E acredite, o Brasil era referência no assunto até uns meses atrás, como prova o primeiro item da lista elaborada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

1 – Brasil

De acordo com a CLT, os brasileiros podiam, antes da reforma, tirar férias de 21 dias úteis mais os finais de semana. A legislação antiga previa que as férias fossem dividas em duas etapas, sendo uma realizada com 10 dias e a segunda com os 20 dias restantes. A nova CLT, que flexibiliza as férias, deve entrar em vigor a partir de novembro. Outros países no mundo também aplicam a mesma quantidade de dias de férias.

2 – Argentina

Nossa vizinha, a Argentina, estabelece em lei específica descanso de 10 dias úteis anualmente. Por lá, as jornadas se aproximam mais do Brasil, agora de 48 horas por semana.

3 – Chile, Bolívia e África do Sul

Apesar da variação de horas semanais no trabalho, os três países possuem em comum uma legislação que prevê descanso mínimo de 13 dias uteis ao ano.

4 – Egito e Angola

Esses dois países diferentes em tantas coisas possuem uma semelhança na quantidade mínima de dias de descanso para quem trabalha um ano, 18 dias úteis de férias.

5 – Iêmen e Emirados Árabes Unidos

Férias boas são os 30 dias úteis, previstos também na lei, que o trabalhador tem direito em países como Iêmen e Emirados Árabes Unidos. Em ambos locais, a jornada de trabalho se aproxima de 48 horas por semana.

Independentemente da variação da legislação, os países utilizam em comum instrumentos para mapear a rotina dos funcionários, buscando sempre promover a produtividade e o respeito a carga horária estabelecida por lei.

Pin It on Pinterest