problemas de gestão
CLT,  Direitos,  Gestão

Processos Trabalhistas: 4 problemas de gestão que devem ser evitados

O número de processos trabalhistas tem crescido exponencialmente aqui no país. O Brasil está entre os primeiros colocados no ranking de novos casos anuais de processos envolvendo trabalho. Só no último ano foram registrados 3,9 milhões de novos processos trabalhistas. Esse dado foi levantado e apresentado pelo sociólogo José Pastore, também professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Processos trabalhistas em outros países

Em contrapartida, o mesmo especialista aponta que em um ano houve um aumento de 1.500 novos processos trabalhistas na Dinamarca. Outro número e outra realidade. As diferenças não são basicamente pela evolução social e econômica de um país, mas sim da percepção de empreendedores e empresários que iniciam suas atividades buscando seguir ou não a legislação trabalhista do país. Ou seja, processos trabalhistas são, muitas vezes, relacionados a má gestão.

As 4 principais causas de processos trabalhistas

Vamos entender mais as causas dos processos trabalhistas e ver como a gestão está relacionada a esses casos.

1 – Jornada de trabalho

Uma boa gestão tem uma análise pontual sobre a demanda de trabalho. Ou seja, o gestor sabe que dentro das 8 horas diárias é possível o funcionário cumprir suas tarefas, excedendo o período de trabalho somente quando necessário.

O que normalmente acontece é que, quando há uma má gestação, o funcionário excede seu período quase que todos os dias. O perigo certamente mora neste tipo de acontecimento, pois os cálculos de custo do funcionário mudam completamente, tendo ele que ganhar a hora extra e o aumento proporcional em ganhos como férias, décimo terceiro e aviso prévio. Só aqui as contas já ficam fora do eixo e o prejuízo é ser mais um caso entre os processos trabalhistas.

2 – Controle de Ponto

Não ter um sistema eficiente de controle de ponto pode causar prejuízos grandes, inclusive ser mais uma razão, entre outras, para participar da lista de processos trabalhistas.

Um bom controle de ponto reúne dados e provas de toda a movimentação dos funcionários, sejam eles externos ou não. O ideal é obter provas de horário de chegada, saída, almoço, retorno, bem como informações de horas extras, folgas, férias, entre outros itens.

Esses dados asseguram para ambas as partes os direitos e deveres. Por isso, a empresa deve se atentar e cumprir a legislação vigente, acompanhando tudo de perto. O serviço de controle de jornada da Ponto Now, de maneira prática e segura, pode precaver custos indesejados com ações trabalhistas.

3 – Ambiente adequado

Para evitar de entrar na lista de processos trabalhistas a empresa precisa preparar o ambiente para que os funcionários possam exercer suas funções com segurança e conforto, sem colocar a saúde deles em risco.

Este tipo de cuidado, também previsto em lei de acordo com cada setor, deve ser aplicado para motivar o colaborador no desempenho de suas atividades. A empresa precisa entender a importância de respeitar o cronograma de trabalho, o momento de descanso do funcionário, horário de saída, entre outros detalhes que proporcionarão o bem-estar da equipe toda.

4 – Ausência de pagamento

Uma boa gestão empresarial prevê riscos e ganhos a nível de futuro, se projeta no agora para continuar ganhando e crescendo. Pode parecer óbvio, mais uma das causas de processos trabalhistas é exatamente a falta de pagamento do funcionário.

A gestão completa e verdadeira jamais deixa de cumprir com o básico do acordo trabalhista entre ambas as partes. Aliás, a empresa deve pagar o funcionário independentemente de sua situação financeira, conforme prevê a própria legislação. Portanto, cabe aqui a dica do equilíbrio financeiro para evitar prejuízos ainda maiores a nível de futuro.

A relação clara e direta com os colaboradores é sempre o melhor caminho. Promova o respeito, a verdade e o bem-estar. Esses três pontos são fundamentais para manter e fazer crescer qualquer empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest