mercado de trabalho
Gestão

Redução da burocracia e trabalhos manuais nas atividades do RH

A tecnologia está transformando as relações como um todo, mas é no mercado de trabalho que podemos dizer que ela está trazendo mudanças profundas, facilitando procedimentos e agilizando processos. Um exemplo disso são as ferramentas que surgem para setores como Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

A automatização de dados e informações cresceu exponencialmente nos últimos anos e isso tem refletido na gestão como um todo, abrindo espaço para novos assuntos e debates, como a questão da produtividade, do engajamento e da motivação de profissionais.

A vantagem da tecnologia no mercado de trabalho

A tecnologia surgiu a partir de uma série de necessidades e alguns exemplos já estão aplicados em nosso cotidiano, como o uso de e-mail, aparelhos móveis e a própria internet. Esses elementos nos proporcionam mais facilidades, ajudam na comunicação, na troca de informação e no conhecimento como um todo. Inclusive, você está lendo este conteúdo porque tem internet e deseja buscar caminhos para tornar sua empresa ainda melhor no que faz. Há 20 anos, essas informações não estariam acessíveis há tão poucos toques.

Agora, imagine como esses e outros itens tecnológicos já modificaram e transformam ainda hoje o sistema de produção de uma empresa, a agilidade que proporcionam ao desenvolvimento de produtos e serviços. Quanto mais ferramentas a empresa tem, mais ela pode melhorar seus processos e engajar seus colaboradores.

Um exemplo da sistematização é a que ocorre no departamento de Recursos Humanos por meio do sistema do controle de ponto chamado Ponto Now. Ao contrário dos equipamentos antigos e os eletrônicos, hoje marcar a entrada e saída ficou bem mais fácil e para isso é preciso apenas um aplicativo no celular ou mesmo fazer uma ligação por telefone fixo ou móvel. Tanta novidade só é possível por meio da tecnologia, que permitiu a criação de um sistema operacional inviolável e que pode ser acessado 24 horas em qualquer canto do País.

Um aplicativo desses, além de diminuir o custo de investimento para qualquer tamanho de empresa, ainda agiliza a captação, organização e ajuste de dados dos funcionários que marcam suas entradas e saídas pelo aparelho móvel e/ou telefone. Só com esta funcionalidade, agora o trabalho passa a ser feito online e pelo o sistema, durante o mês ou em muito menos tempo, desafogando profissionais. O que antes era 100% manual e exigia uma grande equipe no departamento pessoal para realizar a mesma tarefa durante dias, além de outros custos com logísticas. É neste momento então que a empresa ganha tempo e deixa o gestor pronto para outras necessidades.

A união de sistemas tecnológicos

Criado pelo governo federal, o E-social é resultado de uma adaptação do próprio governo em relação as mudanças que vem acontecendo no âmbito trabalhista e as profissões que surgem ou passam a ser reguladas a partir dessas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Ele é outro exemplo de sistema criado com a intenção de facilitar a vida dos empregadores. Este sistema colhe as principais informações de um empregado doméstico contratado e o registra, unindo guias de pagamentos como o da previdência social, reservando assim os direitos trabalhistas para esta classe.

Essas duas ferramentas online podem até se unir para um melhor resultado. Um empregado que cadastrou o funcionário no e-social pode acompanhar a rotina dele por meio do controle de ponto, que inclusive tem a disponibilidade para registrar os dados de profissionais que trabalham externamente ou mesmo via home office. No caso do empregado doméstico, é possível registrar sua entrada ou saída pelo aplicativo e, por meio do GPS, confirmar se o profissional está no ambiente combinado e adequado para exercer sua função.

Diferentes ferramentas são criadas para acompanhar a mudança do mercado de trabalho e a tecnologia só tem trazido benefícios às organizações em vários aspectos. Atualize sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest