Saúde mental
Produtividade

Saúde mental e física dos colaboradores em tempo de pandemia

A pandemia do COVID 19 mudou muito a forma que as empresas e o RH lidavam com a saúde mental e física dos colaboradores. No texto de hoje, falaremos como a pandemia afetou tanto a saúde física, quanto a saúde mental dos colaboradores.

A pandemia, além das milhares de mortes, trouxe inúmeros reflexos na forma que pessoas e empresas viam as coisas. Dessa forma, houveram muitas mudanças e adaptações por parte de todos, o trabalho remoto foi uma das primeiras medidas para garantir que as empresas pudessem trabalhar durante a pandemia.

De adaptação em adaptação, estamos até hoje, com as vacinas acontecendo, mas querendo ou não, ainda estamos vivendo na pandemia. E seus reflexos devem nos acompanhar como sociedade por algum tempo ainda. No artigo de hoje falaremos mais sobre os impactos do COVID 19 na saúde física e mental dos colaboradores (e como o RH pode ajudar).

Impacto da pandemia na saúde mental e física

Basicamente, existem dois tipos de pessoas na pandemia: as que contraíram o vírus e as que, felizmente, não tiveram contato com a doença em seu organismo. Mas tendo ou não, contraído essa terrível doença, todos sentimos o seu impacto.

Saúde mental

Seja através de parentes que tiveram a doença de forma mais grave ou mesmo que vieram a falecer em decorrência, ou seja pela forma que tudo isso afetou a vida que as pessoas costumavam levar.

Impacto emocional

Nós somos seres emocionais, dessa forma, não teríamos como passar pela doença sem sofrer com seus efeitos psicológicos. A situação de isolamento e lock down, foi uma experiência nova para todos nós.

A realidade que conhecemos foi alterada de uma hora para outra e a maioria de nós se sentiu perdida em meio a esse caos e incertezas. Como somos um só, tanto nosso lado humano quanto profissional foi afetado.

Com isso o RH das empresas precisou aprender a lidar com esses impactos na saúde mental dos colaboradores. A situação era algo único na história, dessa forma, foi preciso lidar de forma inédita, trazendo o lado humano do colaborador à tona, deixando um pouco de lado aquele ar empresarial.

Dessa forma, foi possível trabalhar o lado emocional, enquanto o colaborador trabalhava de casa. Uma rotina mais flexível e menos cobranças foram essenciais para que todos ficassem um pouco melhor com tudo isso.

Impacto físico

Quem teve a doença, relata que teve mudanças físicas, principalmente, mudanças respiratórias e dores no corpo. Com isso, o fôlego diminuiu e era preciso de muito menos para as pessoas ficarem cansadas. Isso também precisou ser entendido e adaptado nas empresas.

E muitas pessoas ficaram com esses sintomas físicos por muito tempo, depois que a doença já tinha saído de seu organismo. Com isso, era preciso de uma rotina mais light para que fosse possível lidar com essa diminuição na capacidade física.

Dica extra: ajudando o RH da sua empresa

O próprio RH, nas pessoas que o compõe, também sofreu com os impactos do COVID. Uma excelente forma de ajudá-los ainda mais a manter a excelência no trabalho é através do Ponto Now

No Ponto Now você vai encontrar uma ferramenta completa para cuidar de todos os detalhes do fechamento de ponto dos colaboradores, isso e muito mais você encontra no Ponto Now! Clique aqui e conheça. 

Não podemos negar todo o impacto que o COVID 19 trouxe, porém, as empresas e RH que optaram por lidar com isso de forma humana, conseguiram excelentes resultados na motivação e trabalho de seus colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest