Trabalho remoto
Produtividade

Trabalho remoto: a solução eficaz para o pós-pandemia

Desde o início da pandemia, o trabalho remoto ganhou evidência no país, gerando produção e economia para empresas e funcionários. Conheça no artigo de hoje, mais tendências sobre a modalidade.

O trabalho remoto era realizado apenas para profissionais que, por opção, aderiram ao sistema home office. Trabalhar em casa gera mais autonomia, responsabilidade e produtividade.

A atividade passou a ser quase unanimidade com o início da pandemia.

Preocupadas com a saúde de seus funcionários, as empresas aderiram ao home office, permitindo que seus empregados realizem suas tarefas diretamente de casa.

Para garantir a mesma qualidade e eficiência de seus colaboradores, as empresas introduziram os métodos do dia a dia presencial aos funcionários que trabalham em casa.

Para saber mais sobre o tema, prossiga com a leitura e conheça as vantagens de trabalhar remotamente.

Quais as vantagens do trabalho remoto?

Trabalhar em casa sempre foi uma possibilidade. Para autônomos ou funcionários de empresas que já utilizavam esse método, a prática começou a ganhar adeptos após soluções viáveis.

A pandemia estreitou as possibilidades e aderir à atividade foi imprescindível para que os postos de trabalho continuassem ativos sem a presença dos funcionários. 

As vantagens de trabalhar em casa são extensas. O funcionário deve manter sua carga horária e estabelecer a organização para cumprir suas atividades.

E ainda pode melhorar seu ritmo de vida, estabelecendo regras e mantendo hábitos para seu bom desempenho. Se você trabalha remotamente, veja como otimizar seu dia a dia.

  • Cumpra sua carga horária
  • Estabeleça metas para desenvolver as atividades
  • Escolha um espaço de casa tranquilo, arejado e sem barulho
  • Defina os intervalos para almoço, lanche ou jantar
  • Mantenha a postura e boa aparência em chamadas de vídeo e reuniões online
  • Não esqueça de marcar o ponto eletrônico no sistema remoto
  • Mesmo estando em casa, foque nas atividades. Estabeleça regras para não ser importunado por membros da família.

Controle de ponto

Mesmo trabalhando em casa, as empresas implantam o sistema de controle de jornada, administrando as horas trabalhadas, horas extras e banco de horas.

Trabalho remoto

A modalidade permite que não haja fraudes ou enganos. Por isso, é importante manter a atenção, pois a rotina será mantida como se você estivesse trabalhando presencialmente. 

Gestão e saúde

Em casa, o colaborador pode ter mais controle sobre seus hábitos alimentares e sua saúde. Com alimentação saudável e sem situações de desgastes, ou estresse, o trabalho remoto pode render maior produtividade com a disposição extra dos funcionários. 

Economia

Com o trabalho remoto, empresas e funcionários geram economia relevante entre ambos. A redução nas contas de energia, telefones, fornecimentos de serviços e gastos com materiais de trabalho, são evidentes para a empresa. 

O funcionário também lucra. Mesmo tendo benefícios para alimentação e transporte, poderá cortar gastos sem a utilização diária dos serviços. 

Um novo futuro a caminho?

O pensamento atual é o pós-pandemia. Como será que as empresas vão se comportar no futuro? Muitas organizações pensam em manter o sistema home office, de olho na economia e manutenção de seus colaboradores.

O RH tem fácil acesso às ferramentas e tecnologia para gestão à distância, a exemplo do sistema Ponto Now de controle de ponto online. 

+ Veja também: A Revolução Digital do RH: como as empresas se beneficiam com a modernização

Já que o coronavírus obrigou o mundo a mudanças drásticas, a reorganização é a palavra-chave. A presença nas empresas poderá ser apenas primordial.

Conclusão

O home office fincou sua bandeira no país e a tendência é que seja cada vez mais utilizado no setor empresarial. Com seus amplos benefícios, a modalidade tornou-se referência de conteúdo e organização.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest