como calcular atrasos
Gestão

Você sabe como calcular atrasos? Descubra agora!

Muitas vezes, podem ocorrer atrasos de funcionários com seus compromissos de trabalho nas empresas. Essas ações podem impactar no rendimento profissional e financeiro do setor. Aprenda como calcular atrasos.

De acordo com pesquisas, cerca de 25% de empregados de empresas sofrem atrasos em suas atividades, ao menos, uma vez ao mês. Esses comportamentos podem gerar descontrole, principalmente na folha de pagamento. 

Entretanto, as leis trabalhistas firmam condições para que um funcionário seja enquadrado em casos de atraso. Para saber mais, continue a leitura e confira detalhes sobre o tema.

O que pode ser caracterizado como atrasos?

Para explicar melhor, não estamos nos referindo apenas a questões de atrasos na marcação de ponto da empresa. A referência se atribui a descontos sobre a folha de pagamento ao funcionário. De acordo com o contrato de trabalho, o colaborador deve cumprir determinada jornada diária de suas funções.

Caso não ocorra o compromisso com seu horário estabelecido em contrato, o funcionário poderá ter descontos em seu pagamento mensal. A maneira é a garantia de firmar as responsabilidades entre os contratados para cumprirem suas obrigações. 

Jornadas de trabalho

De acordo com o artigo 58 da CLT, o funcionário deve cumprir jornada de trabalho diária de 8 horas. Havendo a necessidade de ultrapassar esse tempo, considera-se hora extra se o prazo for superior a dez minutos, após o fim da jornada. De acordo com a medida, a empresa deverá pagar um adicional de 50% sobre o pagamento do colaborador.

Vale lembrar que, caso o funcionário esteja na relação de atrasos, se fizer horas extras poderá ter a compensação dos atrasos sobre as horas excedidas de trabalho.

Como são feitos os descontos por atraso?

De acordo com as leis prévias estabelecidas, são considerados atrasos quando o funcionário excede o tempo de dez minutos sobre sua jornada. Por atraso na entrada ou por divergências durante sua jornada diária. São considerados fatores de hora extra no mesmo prazo de dez minutos.

+ Veja também: Como controlar os gastos da empresa? Veja aqui

Durante o mês, são registrados os atrasos do funcionário e ao fechamento da folha salarial, são realizados os somatórios e cálculos sobre as incidências das faltas e por fim, serão aplicados os respectivos descontos.

Como calcular os atrasos?

Existem alguns passos para você entender como calcular os atrasos. A matemática pode ser complexa, mas ajudarão a entender as regras. Veja como funciona.

  • Veja o salário-hora do funcionário;
  • Faça a divisão do valor de acordo com a carga horária. Para quem trabalha 40 horas semanais, será o divisor 200. 36 horas, 180. 30 horas com divisor 150 e 44 horas com 200;
  • Veja os atrasos de acordo com o cartão de entrada e saída;
  • Multiplique o número de minutos pelo salário-hora. Terá o valor do desconto.

Conclusão

Como você percebeu, não é difícil calcular atrasos. Para manter em ordem a planilha de cálculos e garantir que esteja sempre correto ao controle de entrada, permanência e saída do funcionário, atente-se aos cálculos e tempo de atraso.

Assim, manterá o controle organizacional de sua empresa e terá mais aproveitamento de seus colaboradores no dia a dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest